Galeria

Chácara do Professor – Sinpro: obras avançam

CHÁCARA DO PROFESSOR – SINPRO-DF
DF – 001, BRAZLÂNDIA, BRASÍLIA
PROJETO: 2011

9n

Projeto do arquiteto Sérgio Pamplona – Arquinatura. Detalhamento e execução das estruturas de cobertura em bambu por Frederico Rosalino da Bioestrutura Engenharia.  Administração e execução geral da obra por Marcelino Barberato – Engrenagem Engenharia.

Centro de referência em educação ambiental na chácara do Sindicato dos Professores no Distrito Federal, com área total de 3.600m².  Espaço ecopedagógico previsto para disseminar a cultura da sustentabilidade entre alunos e professores da rede pública do DF.

Desde maio 2012 estão sendo construídas 4 edificações planejadas  (Ver projeto em Postagem anterior) com a aplicação de diversas técnicas de bioconstrução, aproveitando muitos materiais do local como madeira de eucalipto, barro, bambus (do pau-à-pique).  Os telhados seguem um padrão de estrutura em Bambu e telhas de cavaco de madeira.

Espaço central trata-se de um grande salão para mais de 200 pessoas, que integra dois menores para realização de eventos e coqueteis. Dispõe de cozinha industrial, sanitários com ecosaneamento e salas de administração.

No destaque construtivo, as sólidas paredes de taipa de pilão, que sustentam

 

o prédio e possuem pé direito com até 9 metros de altura, pilares em madeira de eucalipto cortados no local.  Algumas paredes internas em pau-a-pique (com aproveitamento de garrafas pet). As características dos materiais naturais aliadas ao planejamento de ventilação natural e ao telhado (incluindo amplas áreas de telhado vivo) garantem a climatização do prédio.

montagem

 9i

Um detalhe inovador foi a drenagem com reciclagem de garrafas pet.

9g

Oca, espaço aberto para cursos e eventos com em torno de 100 pessoas.
No destaque construtivo a arte em Bambu da equipe da Bioestrutura Engenharia.

montagem

Bloco Multiuso para atividades educativas diversas.
As paredes foram feitas em super adobe e revestidas com reboco natural.  Na varanda utilizou-se muretas baixas em pau-à-pique. E o telhado segue o padrão artístico de integração do bambu com madeira e partes em telhado vivo.

montagem

Sanitário Compostável, sanitários secos sem a utilização de água, distribuídos em alas masculina e feminina, cada uma composta por 2 sanitários e um chuveiro. Ambas as alas com acesso facilitado para cadeirantes.

Os sanitários secos instigam os visitantes à observação que a poluição das águas e diversos problemas típicos de esgotos podem ser evitados e os resíduos de fezes podem se transformar em soluções. Neste caso os resíduos se transformam em composto e serão um excelente adubo para as agroflorestas implantadas no Sítio.

montagem

Anúncios

2 Respostas para “Chácara do Professor – Sinpro: obras avançam

  1. Daniel Fujiwara

    Parabens! Tá lindo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s