Contato

rgio Borges Paim Pamplona
Bioarquiteto e permacultor – crea 7384/d-df
E-mail: sergiopamplona@yahoo.com.br
Caixa Postal 7022, Brasília, DF, 71635971
Tel fax (61)30341925 – Cel (61)92120077


7 Respostas para “Contato

  1. Tenho uma chácara nas proximidade do gama df, tem uma mina e ela na época da seca fica pouquíssima água, gostaria de saber o que fazer para reflorestar, pois ao lado não tem plantas acho que é por isso que na ´´epoca daseca fica sem água

    • Oi, Isabel, muito provavelmente isso tem a ver, mas tem que ver o sistema todo ali. Talvez a necessidade de reflorestamento seja maior, abrangendo quase toda a área de captação para essa mina. Às vezes, ela é de pouca vazão mesmo. Mas reflorestar sempre vai ajudar. Árvore chama água. Existem vários modos de reflorestar, mas vc vai sempre precisar de alguma água para as pirmeiras mudas, que vão ter que vingar na torreira da seca de Brasília. Então, talve essas primeiras pudessem ser espécies mais pioneiras e rústicas, que vão dar conta desse desafio.

  2. Ola tudo bem ? Tenho um projeto ja feito em autocad2012 mais preciso fazer o projeto de drenagem, água e esgoto. Gostaria de saber se vces fazem po internet e me manda… Se têm como. Meu email é jeh_orben@hotmail.com

  3. Olá, tenho um terreno de 1,2 mil m2 em condominio já implatado gostaria de construir casa segundo os preceitos da permacultura, com captação de água da chuva e aproveitamento de águas do chuveiro e lavanderia. Preciso de um projeto e pessoal especializado em construir com superadobe. Pode me ajudar. Grato: Almeida. meu email é clalmeida00@gmail.com

  4. Por favor, gostaria de saber se a água da chuva pode ser utilizada para outros fins além de limpeza da casa, carro e regar plantas. Se tratada com cloro, por exemplo, essa água pode ser utilizada para lavar louça? Agradeço.

    • Olá, Carolina. Grato pelo contato. Essa sua pergunta lida com algo polêmico. Vou te contar que em nossa casa usamos água de chuva para tudo, inclusive beber, e só fazemos três coisas em relação ao seu tratamento. Em primeiro lugar, descartamos a primeira água de chuva, que lava o telhado. Em segundo lugar, guardamos em reservatórios bem fechados, sem presença de luz solar. E em terceiro lugar, passamos por um bom filtro de barro a água que vamos beber. O resto, usamos diretamente, sem cloro nem nada.
      E eu sei que se recomenda por aí que não se faça isso, mas a meu ver isso é em função do grande medo daquilo que tem vida e que não se controla. Com o cloro vc esteriliza a água (ou seja, torna-a estéril, o que equivale a morta), e sobre algo sem vida se tem um aparente controle. O medo vem do fato verdadeiro de que a água de chuva PODE ser cheia de poluentes e sujeira, mas aí o medo faz esquecer que ela também pode ser muito limpa, e nós aqui somos a prova vida disso, já que a consumimos há 15 anos sem problema algum.
      Claro que a qualidade dessa água vai variar em função do local onde vc vive e da carga de poluentes no ar. Estamos nos arredores de Brasília, em local ventilado, vegetado e de ar razoavelmente puro. Então, a primeira recomendação será fazer análises dessa água para ver a qualidade dela.
      Acho que é essa a dica que posso te dar. Abraço e boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s